quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Depoimentos

ANA CLAUDIA VELOSO
Avanhandava-SP

Trabalho desde 2006 na rede pública de ensino. Tenho Licenciatura em Ciências/Física e habilitação curta em Matemática. Adoro lecionar, apesar das dificuldades encontradas.
Acredito que a educação seja à base do desenvolvimento de um país.
Sempre gostei muito de ler, desde criança devorava os livros. Nunca precisei de um gênero especifico romance, ação, suspense, também jornais, gibis, revistas diversificadas, bíblia. Sempre tenho um volume na cabeceira.

Assim sendo, nunca tive muita dificuldade em interpretar textos,  porém, para ser franca, nunca gostei de escrever e sempre que posso passo esta tarefa adiante.
Contudo, procuro estimular meus alunos a treinarem tanto a leitura, quanto à escrita.

Em sala, sempre faço com eles a leitura compartilhada e analítica.

NEILA ADRIANA FARIA
Penápolis-SP

Eu sou a Neila, leciono ciências na escola Maria Eunice M. Ferreira em Avanhandava. Eu adoro viajar e ler. Eu já perdi a conta da quantidade de livros que já li. No momento estou lendo “A sombra do vento” do autor espanhol Carlos Ruiz Zafón. Como disse (adoro ler) então não é exagero dizer que até a 8ª série, eu já tinha lido praticamente toda a biblioteca da Escola Marcos Trench, a tal ponto da bibliotecária Vilma trazer os livros dela para eu ler. Hoje, quem faz isto sou eu,  porque no ano passado a minha aluna Letícia (hoje no 9º ano) me pediu para indicar um livro, fiquei muito feliz, ela poderia ter procurado um professor de português... A Letícia já leu até agora 4 coleções, está na 5ª, todos livros emprestados por mim. Isto criou um elo de amizade e afinidade maior que professor e aluno, para mim é gratificante. Nós professores precisamos estar “antenados” e “ligados” no que os nossos alunos fazem e gostam, porque isso abre um canal de diálogo e afinidades que a sala de aula sozinha não pode fornecer.
“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nosssos filhos serão incapazes de escrever, inclusive a própria história”  Bill Gates


JANETE BARBOSA HECH
Avanhandava-SP

Então, agora é a minha vez.Andava todos os dias três quilometros de charrete para chegar aqui na minha cidade, na escola, no Ginásio de Avanhandava, embora isto não fosse nada, pois o meu professor o seu José Fulanete, contava, que andou muitos quillõmetros a pé para estudar, como eu o admirava, principalmente quando ele começava a declamar aqueles poemas na sala de aula - sete anos de pastor Jacó servia Labão pai de Raquel serrana e bela ,mas não servia ao pai servia a ela, de Camões. No ensino fundamental e médio ele foi meu professor e sempre cobrou a leitura de muitos livros, como Vidas Secas, a história que retatava a vida daquela família de retirantes, o Cortiço,São Bernardo, Poliana Menina, Poliana Moça, O Crime do Padre Amaro e de todos eles eram realizados num grande grupo, uma maravilhosa discussão, entre prorofessor e alunos,boas lembranças estou tendo neste momento,principalmente porque eu não sou professora por falta de opção mas sim, por vocação, a ciencias além de ser muito investigativa, também ajuda nossos alunos a construir e assim desenvolver suas capacidades leitora e escritora dentro da  argumentação de seus conhecimentos.


2 comentários: