sábado, 28 de setembro de 2013

A Montilação da Traxolina
Esta atividade tem por finalidade colocar em prática as técnicas pedagógicas de leitura realizadas no curso “Melhor Gestão, Melhor Ensino”, e será realizada com a turma do 7º ano A da E.E. Profª Maria Eunice Martins Ferreira.
Atividade:
Façam a leitura do texto “A Montilação da Traxolina”.
Em duplas, respondam as questões sobre o texto.
Discutam sobre os resultados no grande grupo.
A montilação da traxolina
O estudo da montilação da traxolina é muito importante. A traxolina é um novo tipo de zionte. Ela é montilada nos mitossomos ceristianos. Os mitossomos transformam grandes quantidades de fevônio e o detacham para obter a traxolina. Em relação à montilação da traxolina, os mitossomos se classificam em endógenos e exógenos. A traxolina é dos principais ziontes presentes nos organismos vivos e sua pesquisa terá grande importância no futuro.
Responda às questões utilizando sentenças completas:
1) O que é traxolina?
2) Onde ela é montilada?
3) Como é obtida a traxolina?
4) Por que é importante estudar a traxolina?
Resultados:
·         A turma quis saber por que foram eles os escolhidos para a realização dessa atividade – Chegaram à conclusão que eram muito inteligentes.
·         Depois de respondida as questões (não tiveram dificuldade para fazê-lo), foram perguntadas à sala as dificuldades encontradas:
- Estava difícil compreender o texto porque não conheciam estas palavras;
- Não entenderam o significado de algumas palavras/ termos;
- Disseram nunca terem ouvido falar da traxolina;
Significado que deram para algumas palavras:
·         Zionte = espécie de remédio/ toxina;
·         Montilada = montada
·         Detacham = desmanchar
·         Fevônio = fervura
·         Em relação ao futuro = nosso futuro.
Depois de explicada à sala a inexistência da traxolina, os objetivos do texto e da atividade, acharam que a professora estava de brincadeira com ele (ficaram espantados);
Quando indagados se entenderam o texto, responderam que não, a pergunta óbvia feita a eles: Então porque continuaram a responder?
·         Porque a professora mandou;
·         Porque poderia valer nota;
·         Porque a professora é uma pessoa confiável e séria e não iria mandá-los fazer algo sem sentido;
·         O texto falava em futuro, logo deveria ser importante;
·         Porque em ciências há palavras e textos difíceis e ainda desconhecidos, então iriam aprender algo novo.
Conclusão:
A turma até que gostou da “brincadeira”, mas exigiram nota como forma de recompensa pelo esforço e participação tão especial.









Nenhum comentário:

Postar um comentário