A Montilação da Traxolina
Esta atividade tem por finalidade
colocar em prática as técnicas pedagógicas de leitura realizadas no curso “Melhor
Gestão, Melhor Ensino”, e será realizada com a turma do 7º ano A da E.E. Profª
Maria Eunice Martins Ferreira.
Atividade:
Façam a leitura do texto “A
Montilação da Traxolina”.
Em duplas, respondam as questões
sobre o texto.
Discutam sobre os resultados no
grande grupo.
A montilação da traxolina
O estudo da montilação da
traxolina é muito importante. A traxolina é um novo tipo de zionte. Ela é
montilada nos mitossomos ceristianos. Os mitossomos transformam grandes quantidades
de fevônio e o detacham para obter a traxolina. Em relação à montilação da traxolina,
os mitossomos se classificam em endógenos e exógenos. A traxolina é dos principais
ziontes presentes nos organismos vivos e sua pesquisa terá grande importância
no futuro.
Responda às questões utilizando
sentenças completas:
1) O que é traxolina?
2) Onde ela é montilada?
3) Como é obtida a traxolina?
4) Por que é importante estudar a
traxolina?
Resultados:
·
A turma quis saber por que foram eles os escolhidos
para a realização dessa atividade – Chegaram à conclusão que eram muito
inteligentes.
·
Depois de respondida as questões (não tiveram
dificuldade para fazê-lo), foram perguntadas à sala as dificuldades
encontradas:
- Estava difícil
compreender o texto porque não conheciam estas palavras;
- Não entenderam
o significado de algumas palavras/ termos;
- Disseram nunca terem
ouvido falar da traxolina;
Significado que deram para
algumas palavras:
·
Zionte = espécie de remédio/ toxina;
·
Montilada = montada
·
Detacham = desmanchar
·
Fevônio = fervura
·
Em relação ao futuro = nosso futuro.
Depois de
explicada à sala a inexistência da traxolina, os objetivos do texto e da
atividade, acharam que a professora estava de brincadeira com ele (ficaram
espantados);
Quando
indagados se entenderam o texto, responderam que não, a pergunta óbvia feita a
eles: Então porque continuaram a responder?
·
Porque a professora mandou;
·
Porque poderia valer nota;
·
Porque a professora é uma pessoa confiável e
séria e não iria mandá-los fazer algo sem sentido;
·
O texto falava em futuro, logo deveria ser
importante;
·
Porque em ciências há palavras e textos difíceis
e ainda desconhecidos, então iriam aprender algo novo.
Conclusão:
A turma até
que gostou da “brincadeira”, mas exigiram nota como forma de recompensa pelo
esforço e participação tão especial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário